Vídeo tem como objetivo disseminar informações sobre esses insumos e seus benefícios para a agricultura brasileira
A Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal lança campanha para explicar o que são os biofertilizantes e quais são as suas propriedades, características e funções. O vídeo faz parte da Academia Abisolo, projeto da entidade que tem como objetivo disseminar o papel dos fertilizantes especiais para melhoria da produção agrícola brasileira.
No início, o vídeo informa que biofertilizantes são produtos feitos com substâncias naturais que atuam no metabolismo das plantas, ajudando-as a cumprir, com maior facilidade, seus processos produtivos. Eles ajudam a melhorar o sistema radicular, o crescimento vegetativo, a floração e o pegamento dos frutos, além de contribuir para o enchimento dos frutos e dos grãos. Destaca ainda que os biofertilizantes colaboram também para que as plantas consigam superar condições adversas e extremas ao seu desenvolvimento, como a falta de água ou as elevadas temperaturas.

Na sequência, o material produzido pela Abisolo descreve que os extratos de algas, os aminoácidos, substâncias húmicas e fúlvicas e alguns extratos vegetais são exemplos de biofertilizantes, que podem ser líquidos ou sólidos e são aplicados de diversas formas: nas folhas, no solo, nas sementes, por meio da fertirrigação e hidroponia. Salienta ainda que os biofertilizantes estão desempenhando um papel cada vez mais importantes no aumento da produtividade, na qualidade e na sustentabilidade da produção agrícola.

O vídeo esclarece ainda que, em alguns países, os biofertilizantes são conhecidos como bioestimulantes, mas que, no Brasil, a legislação ainda não prevê o uso desse termo. No exterior, os bioestimulantes englobam, além dos biofertilizantes, uma série de outras substâncias, inclusive aquelas que contêm microorganismos em suas formulações.

Por fim, o filme detalha como cada tipo de produto, chamado lá fora de bioestimulante, está enquadrado aqui. Os produtos que possuem microorganismos fixadores de nitrogênio ou promotores de crescimento, são denominados de inoculantes; os produtos que contém microorganismos que proporcionam a melhoria das propriedades físicas, físico-químicas ou atividades biológicas do solo são os condicionadores biológicos de solo. Já os produtos que visam o controle de uma população de microorganismos patogênicos são chamados de agentes biológicos de controle; enquanto os produtos que contém extratos vegetais, cujo objetivo é controlar patógenos e doenças, são conhecidos como defensivos agrícolas que, por serem de origem vegetal, podem ser chamados de biodefensivos.

O vídeo pode ser conferido no canal oficial da Abisolo no Youtube ou clicando no link abaixo:

 

Para informações adicionais e outros esclarecimentos sobre inovações e tecnologias de nutrição vegetal desenvolvidas pela indústria de nutrição vegetal basta navegar pelo site da Abisolo.