Previsão foi feita pelo Comitê de Estatística da Abisolo e confirma uma tendência de expressiva expansão que o segmento vem demonstrando nos últimos quatro anos

As indústrias brasileiras de insumos voltados para nutrição vegetal, especializada na produção de fertilizantes especiais, projetam um crescimento de 12% nas vendas deste ano em comparação com as de 2018. A análise foi feita com base no mais recente encontro do Comitê de Estatística da Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, que avaliou os resultados do fechamento do terceiro trimestre de 2019, assim como levantou o grau de otimismo dos empresários do setor em relação ao último trimestre do ano.

Se confirmada tal projeção, o segmento manterá uma tendência de expansão de vendas na casa dos dois dígitos, que tem se repetido nos últimos quatro anos. O bom andamento das vendas do segmento se concretiza graças ao desempenho positivo da agricultura brasileira, pois segundo as estimativas divulgadas em novembro pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, a safra 2019/20 aponta para um crescimento de 1,8% na produção brasileira de grãos em comparação com a temporada anterior.

Além do cenário conjuntural ser favorável ao agronegócio, os bons resultados alcançados pela indústria de fertilizantes especiais decorrem do constante investimento em pesquisa e desenvolvimento realizado pelas empresas do setor. Historicamente, as indústrias de nutrição vegetal investem entre 5% e 6% das suas receitas brutas em pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas nos seus produtos e processos produtivos. São poucos os segmentos industriais brasileiros que conseguem manter uma constância nos seus investimentos em P&D.

Para a direção da Abisolo, a sequência de resultados positivos exibidos pelo setor decorre também das várias ações desenvolvidas pela própria entidade. Um exemplo nítido dessa percepção é a organização e realização, a cada dois anos, do Fórum e Exposição Abisolo. Ambos os eventos costumam atrair a atenção das mais importantes lideranças, executivos, autoridades e pesquisadores dos mais diversos elos da cadeia produtiva do agronegócio para a discussão de temas relativos ao desenvolvimento de novas tecnologia com vista ao aumento da produtividade, gestão de negócios e a expressão do potencial genético das plantas. Em suas edições anteriores, o Fórum e Exposição ABISOLO contaram com a participação de vários empresários, pesquisadores e profissionais do mercado agrícola, além de diversas lideranças setoriais e políticas.