Porque ser um Associado:
Conheça o nosso Propósito e reconheça os benefícios de ser um Associado Abisolo:
- Liderar as iniciativas relacionadas à reputação, difusão e adoção das tecnologias do setor, especialmente aquelas que levam em conta os aspectos institucionais e científicos.
- Construir propostas de alteração das normas que regulam o setor visando a competitividade da indústria e a evolução tecnológica do setor.
- Promover as boas práticas de fabricação e de utilização dos produtos”.
- Propor e Defender ações e projetos visando a liberdade econômica e o respeito às normas e aos consumidores.
- Participar ativamente de projetos e ações que visam a integração da cadeia produtiva e a valorização do Agronegócio Brasileiro.
- Fomentar e difundir as ações de sustentabilidade empreendidas pelo setor.
- Ser referência na construção de informações estatísticas e mercadológicas do setor.
- Apoiar as iniciativas científicas de interesse do setor e difundir os seus resultados.
- Disponibilizar para as empresas associadas consultoria nas áreas regulatória, jurídica e de meio ambiente.
- Apoiar as empresas associadas na obtenção de certificações e acreditações relacionadas à garantia da qualidade dos seus produtos.
Preencha o formulário abaixo para iniciar o processo de tornar-se um associado Abisolo:

Por que ser um associado?
Nossos Propósitos
Liderar as iniciativas relacionadas à reputação, difusão e adoção das tecnologias do setor, especialmente aquelas que levam em conta os aspectos institucionais e científicos;
Construir propostas de alteração das normas que regulam o setor visando a competitividade da indústria e a evolução tecnológica do setor;
Promover as boas práticas de fabricação e de utilização dos produtos”;
Propor e Defender ações e projetos visando a liberdade econômica e o respeito às normas e aos consumidores;
Participar ativamente de projetos e ações que visam a integração da cadeia produtiva e a valorização do Agronegócio Brasileiro;
Fomentar e difundir as ações de sustentabilidade empreendidas pelo setor;
Ser referência na construção de informações estatísticas e mercadológicas do setor;
Apoiar as iniciativas científicas de interesse do setor e difundir os seus resultados;
Disponibilizar para as empresas associadas consultoria nas áreas regulatória, jurídica e de meio ambiente;
Apoiar as empresas associadas na obtenção de certificações e acreditações relacionadas à garantia da qualidade dos seus produtos.

Desenvolvimento do segmento
Luiz Antônio Pinazza – Consultor de Política / Institucional
José Carlos Olivieri – Consultor Programa Interlaboratorial
Marcos Kamogawa – Consultor Programa Interlaboratorial
Fernanda Latanze – Consultora Técnica e Coordenadora do Programa Interlaboratorial
Paulo Cesar Alarcon – Consultor Jurídico
Kátia Goldschmidt Beltrame – Consultora Técnica – Meio Ambiente
Moacir Beltrame – Consultor Técnico – Meio Ambiente
Irani Gomide Filho – Consultor para a Área Regulatória – MAPA
Os Comitês Executivos foram criados em 2018 com o objetivo de promover um maior envolvimento dos executivos das empresas associadas na construção de propostas e projetos que visam a valorização e o desenvolvimento do setor.
Objetivo dos Comitês:
• Apoiar o Conselho Deliberativo da entidade na construção de propostas e projetos nas diversas áreas de interesse da nossa indústria
• Inteligência de Mercado
• Validação, Difusão e Adoção de Tecnologias
• Marcos Regulatórios
• Logística Reversa
Comitês Executivos:
• Marco Regulatório
• Estatísticas
• Fertilizantes Foliares e Biofertilizantes
• Fertilizantes de Matriz Orgânica e Condicionadores de Solo
• Logística Reversa
Para melhor guiar a tomada de decisões, disponibilizamos informações atualizadas do comportamento do mercado de Tecnologia em Nutrição Vegetal, O Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal, a Pesquisa Interna e o Índice de Confiança Abisolo são exemplos da qualidade destas iniciativas.
O primeiro Programa Interlaboratorial Abisolo foi implementado no ano de 2008 com o objetivo de apoiar as indústrias associadas na melhoria dos processos relacionados à “Garantia da Qualidade” dos seus produtos. De lá para cá, além do “Programa de Melhoria Contínua” foram implementados o “Programas de Ensaios de Proficiência para Acreditação” e o “Programa para Material de Referência Certificado. Os programas contam hoje com a participação de mais de 50 Laboratórios de Análises Quimicas das empresas associadas e de Laboratórios Prestadores de Serviços para as empresas associadas.
Programa Interlaboratorial para Melhoria Contínua:
Objetivo: prover os laboratórios das empresas participantes de um mecanismo, por meio do qual um determinado laboratório possa, periodicamente, comparar os seus resultados obtidos em análises químicas, com os resultados de laboratórios de outras empresas, que atuam em um mesmo setor tecnológico.
Essa comparação permite identificar, se desvios cometidos pelo laboratório são devidos a erros aleatórios ou sistemáticos, detectar eventuais problemas e permitir a realização de ações corretivas necessárias, obtendo assim uma maior confiabilidade metrológica e consequentemente uma melhoria contínua nos resultados de suas análises químicas. Esta modalidade de Programa Interlaboratorial vem sendo realizada pela ABISOLO desde 2008.
Programa Interlaboratorial de Ensaio de Proficiência para Acreditação
Objetivo: possibilitar aos laboratórios participantes verificar o seu desempenho ou proficiência na realização de suas análises químicas, visando seu reconhecimento ou sua acreditação na Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios – RBLE.
Programa Interlaboratorial para Material de Referência Certificado
Objetivo: produzir um Material de Referência Certificado – MRC a ser distribuído aos participantes associados à ABISOLO para ser utilizado como referência em suas análises químicas permitindo as suas rastreabilidades quanto à exatidão.